Por Entre o Grito da Águia

English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documentales Spain cartas de presentación Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

*ALMANAQUE / Calendário Agrícola*

2012
MARÇO


BOLBOS Plantar ou colocar num recipiente com água, narcisos, frésias, jacintos e tulipas
 
JARDIM – Semear papagaios, sécias, cravos, ervilhas-de-cheiro, dálias, perpétuas, goivos, amores-perfeitos, crisântemos, bocas-de-lobo e chagas, além das flores indicadas nos meses anteriores etc.

HORTA – Continuar os trabalhos iniciados no mês anterior: adubar, corrigir, lavrar e cavar. Preparam-se os terrenos para as sementeiras e plantações deste mês. Sachar as alfaces, alhos e outras culturas em crescimento. Semear milho, trigo de primavera, cevada, luzerna e outros cereais, forragens, linho, abóboras, alfaces, beterraba, couves,  cenouras, ervilhas, espinafres, feijões, melancias, melões, nabiças, rabanetes, salsa, tomates, pepinos e salsa. Preparar as estacas para feijões e ervilhas.
Plantar ou transplantar batatas, cebolas, couves e espargos.

POMAR -  Nos pomares de macieiras e pereiras continuar com os tratamentos contra as cochonilhas, ovos de insectos, ácaros e formas hibernantes de pedrado. Aplicar nos pomares de citrinos emulsões oleosas depois da floração. Concluir a poda das fruteiras de pevide e das figueiras e adiantar as de espinho.
Adubar as árvores. Pulverizar as laranjeiras com cal em pó ou em leite.
Proteger os pessegueiros contra a lepra e crivado através de pulverizações preventivas de calda bordalesa.
Resinar os pinheiros.
CAMPO – Concluir a preparação das terras para as próximas sementeiras e plantações, incorporando os fertilizantes e os correctivos mais convenientes.
Semear arroz, aveia, centeio, cevada, milho temporão, trigo tremês, legumes e forragens.

VINHA – Conclusão da poda nas zonas mais frias e nas regiões mais expostas a geadas tardias. Continuar com as enxertias com as castas mais apropriadas, recorrendo às colecções oficiais por oferecerem garantias para a obtenção de garfos. Combater as nóctuas e os pulgões com os produtos químicos mais adequados.
Inicias os tratamentos contra o míldio e o oídio com sulfato de cobre e enxofre.

ADEGA – Conclusão das trasfegas, aproveitando o tempo seco e sem grandes variações de temperatura. Prosseguir com o engarrafamento dos vinhos.

ANIMAIS – Nos estábulos, substituição gradual do tipo de alimentação de inverno por verduras, que não devem ser dadas molhadas. Vacinar os porcos contra doenças rubras e os bovinos, caprinos e ovinos contra o carbúnculo.

Na LUA CRESCENTE de março, é favorável plantar melões, pepinos, cardos e abóboras. Nas terras quentes semear milho, linho, grãos, bredos, alfaces e todas as árvores que produzam fruto ácido. Nas terras temperadas plantar figueiras.

No MINGUANTE de março deve-se sachar as hortas, os trigos e lavrar os campos para que não criem erva. Limpar as figueiras, amoreiras e todas as árvores que brotam tarde. Podar as árvores frutíferas e continuar os seus tratamentos Nesta Lua é muito favorável trasfegar os vinhos e metê-los nas adegas.
                                     FEVEREIRO
BOLBOS - Plantar ou colocar num recipiente com água, narcisos, frésias, jacintos e tulipas.


JARDIM - Proteger os pés-mães de crisântemos com palha miúda para se obter mais estacas. Semear as flores anuais como ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, manjericos, ciclames,  chagas, cólios, cosmos, sécias, etc. Colher amores-perfeitos, violetas, etc. Plantação de árvores e de arbustos ornamentais.

HORTA - Cavar ou lavrar a fundo os terrenos que estejam livres e em bom estado de enterrar estrumes e adubos fosfatados. Preparar camas quentes para a sementeira de melões, pimentos e tomateiros. Semear abóbora, acelga, alface, alho francês, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, couve de grelo, couve nabo, espargo, ervilha, espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, nabo, pimento, rabanete, repolho, salsa, segurelha, tomate e malaguetas. Plantar batata. Colher nos abrigos cenouras e couves de Bruxelas.

POMAR - Fazer ou refazer as caldeiras em volta das árvores onde se deita estrume, que não deve ficar em contacto com a árvore. Este estrume será coberto com terra na primavera. Podar no Minguante, menos os damasqueiros e os morangueiros. Tratamento das macieiras, pereiras e pessegueiros contra as cochonilhas, ovos de insectos e de ácaros e formas hibernantes de pedrado. Pulverizar com calda bordalesa as nespereiras (contra o pedrado), os pessegueiros (contra o crivado e a lepra) e noutras árvores de fruto como as laranjeiras, etc (contra o míldio). Iniciar a enxertia. No Crescente da lua plantar árvores e semear pinheiro bravo. 

CAMPO - Continuação da preparação das terras - lavrar, gradar, adubar e estrumar, destinadas às culturas da primavera, pois as terras para as sementeiras da primavera devem estar lavradas e prontas. No norte e no centro do país semear alface ( a transplantar em março-abril), couves, nabo, nabiça, pimento, alho francês, repolho, feijão e tomate. No sul do país semear cenoura, abóbora, couves, ervilha, pimento, feijão, nabiça, pepino, tomate e melancia. Semear milho de sequeiro nas terras altas. Fazer as sementeiras de cereais de inverno e primavera: aveia, centeio, cevada e trigo. Transplantar as cebolas a colher em Maio-Junho e as couves semeadas em dezembro a colher em junho-julho (repolhos). Colher os espinafres, couve-flor e brócolos. Plantar batata (colher em junho). Sachar ou mondar os ervilhais e favais. Exterminar as ervas daninhas dos prados ou dos lameiros. Em relação à geada a rega melhora a resistência das plantas.

VINHA - Continuar com as fertilizações iniciadas no mês anterior. Reparar bardos (estacas), lateiros e ramadas substituindo ou endireitando os esteios, consertando os arames, etc. Iniciar a enxertia utilizando castas apropriadas, nos locais abrigados. Cortar as raízes que surjam acima da soldadura do enxerto.

ADEGA - Trasfegar o vinho se ainda não o fez. Os vinhos não devem permanecer mais tempo sobre as borras. Corrigir os vinhos defeituosos. Atestar as vasilhas mal cheias. Manter a adega sempre limpa, caiando-a de tempos a tempos com cal a que se junta uma pequena quantidade de sulfato de cobre.

ANIMAIS - Fornecer às vacas leiteiras suplementos de farinha, amendoim e linhaça. Vacinar os cães contra a raiva.




JANEIRO
BOLBOS - Plantar ou colocar num recipiente com água, nascisos, frésias, jacintos e tulipas.


JARDIM - Semear begónias, ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, girassóis, lírios, paciências, flor-de-lis, sécias, zínias, goivos, miosótis, papoilas e todas as plantas anuais ou de estação. Planta-se quase tudo neste mês. Se ainda não podou as roseiras faça-o agora. Adube ou estrume (se tiver essa possibilidade) o seu jardim.
Colher viletas, amores-perfeitos, camélias, jacintos, tulipas, etc.

HORTA - Continuar a preparação dos canteiros, talhões e leiras. a terra deverá ficar limpa, fofa e sem torrões. Neste mês são frequentes as geadas, então as plantas devem ficar cobertas de noite com esteiras, giestas, urges, fetos ou o que a sua imaginação conseguir arranjar. Semear (em canteiros ou em alfobres bem abrigados e defendidos das geadas) fava, ervilha, alface romana, couve repolho, sabóia, couve-flor, brócolos, cebola, cenoura, rabanete, etc. Produzir todas as hortaliças em viveiros. Colher couves, espinafre, etc.

POMAR - Plantar árvores de fruto; cavar os pomares de forma a não danificar as raízes. Arrancar as árvores velhas, enfezadas, doentes ou pouco produtivas, substituindo-as por outras sãs e de boa qualidade. Limpar e raspar os troncos e as pernadas principais das árvores frutíferas dos musgos e dos líquenes. É recomendável podar no Minguante. Nas figueiras, laranjeiras e macieiras os grandes cortes são prejudiciais. Fazer os enxertos no Crescente. Deve proceder-se à enxertia de garfo nas amendoeiras.

CAMPO - Lavoura das terras e preparação das culturas de inverno, como a da batata, iniciando-se onde for possível, a plantação precoce. Semear fava, ervilha, alface e rabanete. No norte e no centro do país, semear centeio, couve galega, nabo, nabiça, rabanete, salsa e tomate. No sul do país semear cenoura, couves, ervilha, feijão, nabiça e tomate. Em estufa ou cama quente, plantar pepino, meloa e pimento. Semear canteiros de cenoura, alho, cebola, alface, ervilha, alho-porro e salsa.  

VINHA - Mergulhar vide, podar e meter bacelo. Limpar as cepas até às raízes principais, descascando-as à mão ou com raspadores apropriados. Depois devem ser pinceladas ou pulverizadas com caldas ferro-cálcidas ou oleosas, indicadas para o efeito.Desinfectar com produtos apropriados as videiras que foram atacadas pela fumagina e pelo algodão.

ADEGA - Vigiar os vinhos novos, acompanhando a evolução da sua fermentação. Trasfegar os que ainda apresentem borras. As vasilhas com vinhos devem de estar completamente cheias e bem rolhadas.A trasfega (passar de uma vasilha para outra, limpando-o do sedimento ou das impurezas) do vinho deverá ser feita em tempo calmo, frio, seco e sem nuvens.

ANIMAIS - Abrigar as galinhas do frio e da humidade. Manter o solo das capoeiras seco e limpo. Se as galinhas deixaram de pôr ovos, deve dar-se-lhes aveia e trigo sarraceno afim de contribuir para a  postura.   Vacinar o gado bovino, cavalar, ovino, caprino e os porcos contra as doenças rubras.




********Calendário Agrícola da Madeira  http://www.sir-madeira.org/epages/Sir.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/sir-madeira/Categories/CalendarioAgricola